Saudável
Mamão

Mamão uma delícia cheia de benefícios

Esta delícia de fruta é calmante, digestiva e laxativa, sendo bastante indicada para quem possui o estômago sensível, quer manter o peso ou está querendo emagrecer, pois possui baixas calorias.

O mamão possui ainda alta quantidade de beta-caroteno, característico de frutas de tons alaranjados. O Beta-caroteno quando ingerido atua como formador de vitamina A. Já a Vitamina A, atua no combate a doenças de pele, cegueira noturna e queda de cabelos.

Maduro e ao natural, o mamão constitui um excelente alimento, pois é rico em sais minerais como Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio e Potássio, que participam na formação de ossos, dentes e sangue, evitam a fadiga mental, produzem energia e ajudam a manter o equilíbrio interno do organismo; vitamina A, que protege a pele e a vista; e vitamina C, que fortalece os ossos e gengivas.

Contém ainda Papaína, em maior quantidade no fruto verde, uma substância importante para o bom funcionamento do aparelho digestivo.

O mamão é eficaz contra a asma, diabete, tem propriedades laxativas, calmantes, além de ser purificador do sangue, sendo indicado a pessoas que possuem aparelho digestivo delicado ou irritado. Sua resina leitosa também é usada em calos e verrugas.

Esta fruta está boa para o consumo quando não apresentar rachaduras, buracos e picadas de insetos. Além disso, deve ter casca firme.

Quando ainda verde, deve ser embrulhado em jornal e guardado em lugar fresco e escuro, não devendo ser riscado com faca ou outro objeto, porque o líquido extraído contém substâncias nutritivas que ajudam a melhorar ainda mais seu sabor.

Pode ser classificado em mamão de polpa vermelha e de polpa amarela, ambos com o mesmo valor nutritivo. Verde ou maduro, com ou sem açúcar, servido ao natural ou combinado com outras frutas, o mamão é sempre muito bom.

O verde, pode substituir facilmente o chuchu e a abobrinha em refogados ou suflês e é muito indicado para o amaciamento de carnes duras (colocar fatias de mamão verde na água de cozimento ou esfregar uma fatia na carne antes de ser assada ou cozida).

O mamão maduro conserva-se em geladeira de 2 a 3 semanas e seu período de safra é de abril e julho.

Cem gramas de mamão maduro fornecem 32 calorias.

b08-rosa1.gif (735 bytes)DICAS CULINÁRIAS SOBRE O MAMÃO


b08-rosa1.gif (735 bytes) cortado em fatias e assado com açúcar ou mel, o mamão dá uma ótima sobremesa.
b08-rosa1.gif (735 bytes)para que o doce de mamão verde fique com uma deliciosa casquinha dura, coloque na panela de cozimento um saquinho de pano com cal virgem.
b08-rosa1.gif (735 bytes)para que o doce de mamão fique com um gosto mais saboroso, junte à água do cozimento algumas folhas de figo.
b08-rosa1.gif (735 bytes)o mamão presta-se para muitos fins, inclusive pode ser usado da mesma forma que o chuchu e a abobrinha em ensopados, suflês e assados.
b08-rosa1.gif (735 bytes)o mamão verde picadinho e refogado acompanha camarão ou carne seca
b08-rosa1.gif (735 bytes)as fatias bem finas de mamão podem ser usadas no lugar de maçã para cobrir a superfície de tortas.
b08-rosa1.gif (735 bytes)outra forma de amaciar carnes duras: embrulhe-as em folhas de mamoeiro e deixe durante toda a noite. De manhã, a carne estará macia e com melhor sabor.


b08-rosa1.gif (735 bytes) CURIOSIDADES


b08-rosa1.gif (735 bytes) uma boa fatia de mamão comida em jejum, todos os dias, garante o bom funcionamento dos rins e fígado.
b08-rosa1.gif (735 bytes)o leite de mamão serve para amaciar carnes duras. Passe sobre a superfície da carne e deixe descansar por algum tempo.
b08-rosa1.gif (735 bytes)para manter a pele macia, passe diariamente sobre o rosto casca de mamão (o lado da polpa)
b08-rosa1.gif (735 bytes)foram os portugueses que levaram o mamão para a Índia, onde hoje em dia é muito consumido.
b08-rosa1.gif (735 bytes)todas as espécies de mamão conhecidas são de origem americana.

 

 

www.arymatheia.com.br